Existem dois tipos de serpentes, as Ovovivípares, que são aquelas que o embrião se desenvolve dentro de um ovo, alojado no interior do corpo da mãe. E existem as Ovíperas, as quais serão tratadas neste tópico, que são o caso das Corn Snakes, cuja o embrião se desenvolve dentro de um ovo fora do corpo materno, sem nenhuma ligação com a mãe.
As Corn Snakes atingem a sua maturidade sexual aos seus 2 anos de vida e não possuem cio, e sim o chamado "Período de Acasalamento", que ocorre uma vez ao ano na primavera, aproximadamente em Agosto, podendo atrasar um pouco.
Serpente Ovípera |
O acasalamento acontece quando a fêmea esta em seu "período de acasalamento" e começa a liberar um cheiro das glândulas localizadas na região dorsal da serpente chamado de feromônio. Este cheiro atrai os machos sexualmente maduros que irão segui-la, em busca do acasalamento. Em seguida o macho começa a cortejar a fêmea de modo que bata levemente seu queixo na nuca da serpente e aos poucos vai se rastejando sobre ela. Quando a fêmea aceita a "monta" ela ergue a sua calda para que o macho se enrole nela e deixe as duas bases da calda se encontrarem na cloaca, que é a câmara onde se abrem o canal intestinal e o aparelho urogenital dos répteis. O macho então, insere o seu hemipênis bifurcado¹ que se estende e libera o espermatozoide.
O tempo de duração do ato sexual da Corn Snake geralmente demora 1 hora, mas pode chegar até 24 horas dependendo da demora de aceitação da fêmea.
O numero de ovos varia, entre 15 e 20, e a sua postura acontece após aproximadamente 30 dias depois do acasalamento, sendo que as fêmeas costumam botar seus ovos na parte mais quente e úmida do terrário. Lembrando que a fêmea abandona os ovos após botar, não ficando para "chocar".
Depois disso é necessário que os ovos sejam retirados o mais rápido possível e colocado em uma encubadora à temperatura de 28ºC. Por volta dos 60 dias após encubadora, os filhotes começarão a nascer.
Um terrário com uma boa umidade é essencial para uma boa reprodução e para evitar perdas dos ovos.
![]() |
Acasalamento entre Corn Snakes |
1- O Hemipênis Bifurcado nada mais é do que um par de órgãos copulatórios de escamados machos, eles são usualmente invertidos dentro do corpo e são expostos para a reprodução por meio do tecido eréctil como o pênis humano. Apenas um é usado de cada vez, mas existem algumas evidências de que os machos alternam o seu uso entre copulações. Além disso os hemipênis são espinhosos ou com ganchos para ancora-lo dentro da fêmea.